quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Investigação de acidente do trabalho pela CIPA

Hoje falaremos sobre como fazer uma investigação de acidente do trabalho. Mas antes de iniciarmos este assunto vamos primeiro aprender alguns conceitos importantes.

Acidente
Evento indesejável que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outras perdas.

Incidente
Evento que deu origem a um acidente ou que tinha potencial de levar a um acidente.
Nota: Um incidente em que NÃO ocorre doença, lesão, dano ou outra perda também é chamado de “quase acidente”. O termo “incidente” inclui “quase-acidente”

QUASE-ACIDENTE
Evento ou ocorrência inesperada, relacionada a um trabalhador ou equipamento, que por pouco deixou de ser um ACIDENTE.


É importante fazer uma investigação de acidente muito bem feita pois deles decorrem grandes perdas para as empresas, para os trabalhadores e suas famílias, para a Previdência Social, e para a sociedade, dificultando assim o desenvolvimento da riqueza nacional e a preservação da saúde dos seus trabalhadores.

Primeiramente deve-se criar um formulário para investigação do acidente contendo as seguintes informações:

Informações de identificação: Nome, função, idade, local do acidente, descrição da lesão, parecer do médico.

Informações sobre o atendimento: Primeiros socorros, hora do acidente, descrição do acidente, e testemunhas.

Histórico de segurança: O funcionário teve treinamento? Já se envolveu em um acidente antes? Outros funcionários se envolveram em acidente semelhante? Usava Euipamento de proteção individual? Ouve outros acidentes no mesmo local? Havia sinalização de segurança no local do acidente?

Análise do acidente: Atos inseguros, condições inseguras, fatores pessoas, fatores do trabalho, tipo de acidente.

Elabore um diagrama de causa e efeito, para levantar as causas do acidente. Cada causa levantada vai gerar uma ação a ser feita. Resolvendo as ações, as fontes geradoras de acidentes de trabalho dentro da empresa vão diminuindo e o número de acidentes vai cair dia após dia. Não esqueça de elaborar uma planilha com as estatísticas de acidentes.

Lembrando que a investigação de acidente deve ser feita pela CIPA, envolvendo o acidentado, as testemunhas, e a supervisão direta.

Espero ter esclarecido pelo menos um pouco como fazer uma investigação de acidentes.

Para maiores informações entre em contato aalvessantos46@gmail.com

5 comentários:

Márcia disse...

Oi Anderson, você proporcionou uma verdadeira aula sobre investigação de acidente de trabalho. A Segurança no Trabalho nem sempre é levada a sério pelas empresas. É tratada como custo quando, na verdade, ela é imprescindível para viabilizar o sucesso de um negócio. Parabéns pelo seu blog. Meio Ambiente e Segurança no Trabalho são temas relacionados e não podem ser neglicenciados.

Abraços.

Anderson disse...

Márcia, muito obrigado por ter visitado meu blog. São os comentários que nos estimula. Abraços

elaine disse...

vcs me ajudaram muito, sou estudante de segurança e saúde no trabalho e tava precisando fazer um trabalho. obrigado mesmo!

Bruno disse...

Parabens pelo seu blog, achei interessante noticias,fatos e o dia-a-dia, sou recém formado a procura de uma oportunidade,deixo meu email para contato brunobahia7@hotmail.com

Rio de Janeiro
Bruno Bahia

mirian disse...

Gente me ajudar to estudando A Segurança do Trabalho... preciso de ajudar de vc's ......qualquer coisa tou aqui.....myriahgirl@live.com

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